HISTÓRIA

1959 – O Início

A história da ALANOL® iniciou-se em 1959, operando principalmente no ramo da serralharia mecânica. O desenvolvimento e registo de patentes de eletrobombas submersíveis, por Albano Antunes Oliveira, deu origem à fundação da ALANOL® em 1977. Começou assim a produção consistente de material próprio, sempre com a filosofia de inovação e qualidade que acompanha a empresa até aos dias de hoje, e que faz da ALANOL® uma das empresas pioneiras no ramo.

 

1980/2000 – Mudança de Filosofia

A década de 80 marcou uma conversão da empresa: Especializou-se na produção de electrobombas, alargando a sua actividade naturalmente à produção de produtos relacionados, como depósitos, quadros eléctricos, etc. e também a serviços como montagens e reparações. No ano de 1997 mudou a sua denominação social para ALANOL S.A., tendo como principal objectivo o crescimento contínuo e sustentado.

 

2005 – Diversificação

A partir de 2005, a ALANOL® alargou a actividade às eletrobombas de superfície, ficando assim capaz de satisfazer todas as necessidades do mercado. Naturalmente, surgiram também as centrais de superfície, com sistemas automatizados de controlo e proteção dos equipamentos, que permitem uma gestão mais eficaz, traduzida em maior eficiência energética.

 

2014 – …  O Presente e o Futuro

A partir de 2014, a ALANOL® começou a comercializar material de bombagem alimentado a energia solar, no sentido de reduzir a pegada ecológica, assim como poder abastecer de água zonas onde a rede eléctrica não chega. Começa também a evolução da componente eletrónica, nomeadamente a monitorização e controlo remoto de sistemas, assim como a gestão inteligente e autónoma dos mesmos.